Álbuns que você deveria conhecer – Sometimes – City and Colour

Tempo médio de leitura: 4 minutos

City and Colour (ou City & Colour) é um projeto do cantor e compositor canadense Dallas Green (por isso o nome do projeto, sacou?), que é rotulado como “folk”, embora eu o considere um simples e melódico “violão e voz”. E que violão e voz, diga-se de passagem.

Adianto que não há uma música nesse disco que não seja triste. Para Green, a melhor música é a música triste. É a forma que ele encontrou para escapar da tristeza que acomete sua vida de tempos em tempos, e ele próprio diz que se sente feliz ao deixar a tristeza escapar por meio da música.

Todas as músicas do álbum, exceto “Comin’ Home”, foram músicas somente tocadas ao vivo, que, devido à grande demanda do público, foram unidas em único CD e gravadas. Obrigado aos fãs por isso.

O álbum recebeu o prêmio de melhor álbum alternativo em 2007.

Aliás, se você curte post-hardcore (seja lá o que isso significa), deve conhecê-lo da banda Alexisonfire.

Vamos às músicas:

… Off by heart

É uma daquelas músicas que são tristes não apenas pela melodia, mas porque são muito pequenas, e você se pega desejando que fossem maiores.

Like Knives

Uma briga que antecede o término de um relacionamento. As palavras dela machucam, e ele pensa que se prendeu a algo que poderia tê-los mantido junto. Quando ela se vai, percebe que tudo que resta são as memórias, e é apenas isso que terá.

Hello, I’m in Delaware

Essa música foi escrita por Dallas quando ele estava em uma turnê com a banda Alexisonfire e conheceu uma mulher, e depois teve que continuar viagem. Ele promete a si mesmo que irá vê-la de novo, enquanto percebe que, a cada segundo que passa, está mais longe dela.

O nome da música se deve a uma cena do filme Wayne’s World (Quanto mais idiota, melhor). Acho um motivo idiota para nomear uma bela música, mas…

Save your Scissors

Essa música diz respeito a um relacionamento conturbado que Dallas Green teve por muitos anos, no qual a mulher queria que ele fosse alguém que ele não era. É uma metáfora quando ele diz “save your scissors for someone else’s skin, my surface is so tough I don’t think the blade will dig in” (salve suas tesouras para a pele de outra pessoa, minha superfície é tão dura que eu não acho que a lâmina irá perfurá-la).

In the Water I am Beautiful

Música sobre um relacionamento falido, quando a pessoa precisa mudar os ares, não necessariamente por sua causa. Então, você pensa se poderia ter feito algo antes que pudesse mudar a cabeça dela, dito algo ou tomado qualquer outra atitude.

Day Old Hate

Cada um pode se relacionar de uma forma diferente com a letra dessa música, mas certamente todos (ou a maioria) se relacionam, de uma forma ou de outra, com essa obra-prima. Pode vê-la aqui, original e traduzida.

Sam Malone

Sam Malone é o personagem da série antiga Cheers, e essa música é uma homenagem ao bartender da série.

Comin’ Home

Interpreto essa música como uma continuação da “Hello, I’m in Delaware”. Depois de conhecer a mulher, ele viajou muito pela turnê: “Well I’ve been down to Georgia, I’ve seen the streets in the West, I’ve driven down the 90, hell I’ve seen America’s best; I’ve been through the Rockies, I’ve seen Saskatoon, I’ve driven down the highway one just hopin’ that I’d see you soon” (Bem, eu estive em Georgia, vi as ruas do Oeste, dirigi pela 90, nossa eu vi o melhor da América; eu estive pelos Rockies, vi Saskatoon, dirigi pela rodovia 1 esperando vê-la novamente).

E ele repete que está voltando para casa, que está voltando para casa…

Casey’s Song

Essa música fala como ao magoar alguém, magoamos nós mesmos.

Sometimes (I wish)

A música questiona o que todos nós deveríamos questionar a quem consideramos o amor de nossa vida. Se você tirasse todas as camadas, todas as fachadas, e sobrasse nada além de você mesmo, essa pessoa ainda estaria com você?

Veja a letra aqui.

Ouça também:

Álbuns que você deveria conhecer – If I Should Go Before You – City and Colour


Gostou do texto?

Você pode receber as atualizações do Além do Roteiro inserindo o seu email abaixo e clicando em “Seguir”.