Westworld 1x08 Review - capa

Westworld 1×08 Review – Trace Decay (Decadência de Traço)

Tempo médio de leitura: 5 minutos

ATO 01

Há uma teoria na psicologia (decay theory) que afirma que a memória vai sumindo aos poucos com a simples passagem do tempo, e que as memórias de longo prazo são mais difíceis de sumirem com o tempo.

Mas isso, pelo visto, só diz respeito aos humanos.

ATO 02

Eles se lembram.

Abrimos o episódio com Bernard e Ford. Este explica a Bernard porque mandou fazer o que fez. Jeffrey Wright, em uma atuação digna de Emmy, diz que não aceitará esse absurdo e faz menção de atacar Ford. Mas ele o controla calmamente, como é capaz de fazer com todos os anfitriões.

Ele promete a Bernard que o livrará desse sofrimento, assim que ele se livrar dos traços que o conectem a Theresa e à sua morte.

Theresa foi encontrada em uma ravina, morta após escorregar e cair. Ela estava com o transmissor via-satélite que vimos antes. Ford mostra a Charlotte que Theresa era a inimiga, não Bernard, e Charlotte não tem como refutar isso e concorda em recontratar Bernard.

Em seguida, Charlotte vai ao encontro de Sizemore e pede que crie uma história para um dos anfitriões desativados (nada menos que Peter Abernathy, ex-pai da Dolores), para que ela possa fazer upload de todos os dados do parque na mente de Abernathy e possa sair do parque com ele.

Ou seja, há outro anfitrião destinado a deixar o parque…

Há uma nova Clementine na cidade. Maeve não deveria reparar a diferença – pois, tirando as diferenças físicas, a anfitriã é a mesma. Só que Maeve não é uma anfitriã qualquer; ela alcançou um nível de inteligência nada convencional. Em seguida, ela é severamente impactada por memórias de sua versão antiga – vemos outra vez sua cena com sua filha.

Nos bastidores, Felix explica a ela porque ela relembra essas coisas. A memória dos anfitriões é diferente da dos humanos. Aqueles relembram fielmente os acontecimentos, enquanto estes têm uma lembrança mais vaga, diretamente conectada à teoria do início do texto.

Maeve consegue que Felix (e Sylvester, que acha que está enganando Maeve) a levem à sala de programação. Lá, Félix atualiza o sistema e a reinicia. Quando ela volta, um dos códigos mais importantes dela foi mudado: ela pode matar humanos. Outro código foi adicionado: ela pode mudar a história dos outros anfitriões com um simples comando de voz.

Quão foda é isso?

Westworld 1x08 Review - cena1

Depois de apagar todos os rastros de Theresa, Ford vai apagar a memória de Bernard. Antes, ele pergunta se Ford já fez com que machucasse outra pessoa. Ele responde que não. É aí que temos uma revelação: nosso mais novo anfitrião favorito se lembra de ter machucado (e provavelmente matado) Elsie.

Enquanto isso, William e Dolores avançam sabe-se lá para onde. Eles encontram os homens da União mortos à beira de um rio. Apenas um sobreviveu, mas está à beira da morte. Esses momentos são perfeitos para definir a verdadeira personalidade dos personagens. Dolores quer ajudá-lo, mas William disse que esse mesmo homem tentou matá-los; de qualquer jeito, não faz diferença. Mas Dolores o obriga a ajudar enquanto vai pegar água.

Nesse momento, ela é atacada por memórias que não fazem o menor sentido. Ela está perdendo sua mente. Quando volta, o outro homem está morto. William que o matou? Parece que sim.

Eles chegam a uma cidade pequena que ela viu antes em suas lembranças. Assim que ela entra, começa a ver eventos através de diversos períodos de tempo. Fica claro que a cidade era um centro de treinamento para anfitriões novos, no início do parque. Vemos até Maeve aprendendo a dançar. Mas também parece a cidade onde Wyatt perpetra sua chacina. Dolores, inclusive, vê a si mesma como uma das responsáveis pela chacina.

William desperta Dolores de seus delírios. Ela sente que está alucinando, e não sabe o que é verdade e o que não é. Ele diz que ela não pode ficar tão longe de Sweetwater, que isso faz mal a ela. Em seguida, Logan os encontra. E “cara, eles dois estão fodidos.”

Outro anfitrião a ter uma lembrança é Teddy. Só que sua lembrança é sobre Dolores… e o Man in Black. Ele ataca o MIB e o deixa inconsciente. Mas, antes, eles encontram Angela, a mesma androide que William encontra logo que entra no parque.

Aqui, todos falam que é mais uma evidência da linha do tempo dupla: uma atualmente (com ford, theresa, elsie e bernard) e uma antiga, 30 anos antes (com william, logan e dolores). Como MIB vê Angela e comenta que “pensei que já teriam aposentado você”. Ora, a única pessoa que vimos entrando em contato com ela foi Angela. Na época, ela fazia a recepção dos convidados. Agora, não mais.

Só que isso não é evidência de nada. Vimos em episódios anteriores Ford tirando anfitriões de seus roteiros e os colocando em outros. Angela foi um desses anfitriões. Saiu da recepção e virou alguém importante na nova trama de Ford.

Agora prisioneiro, MIB conta parte de sua história: que ele é um titã da indústria, um homem de família, e que sua esposa se matou ao saber das atrocidades que cometia dentro do parque, e que sua filha o culpava por isso. Então, ele decidiu ver se conseguia fazer algo realmente terrível. Decide achar uma anfitriã e matar sua filha. Nada mais nada menos que Maeve em sua antiga narrativa. Ele mata a criança na frente da mãe… e não sente nada. Por outro lado, ele vê algo que não esperava ver dentro do parque; uma humanidade que ele não tinha sequer em si mesmo. Quando ela morre, o labirinto aparece para MiB pela primeira vez.

Isso é contado enquanto vemos Maeve tentando fugir. Mas, por algum motivo que me foge completamente, a Maeve do passado ataca o MIB, cortando sua garganta – mas, como ela não pode ainda ferir os humanos, nada acontece. Só que a Maeve do presente faz o mesmo movimento e acaba matando Clementine.

ATO 03

Westworld continua tão misterioso como sempre, revelando, a cada novo episódio, mais uma mostra de suas ramificações. Nesse episódio, nos aprofundamos na trama de Bernard e sua recém-descoberta não-humanidade, vimos a mentira criada por Ford sobre a morte de Theresa, assistimos Maeve ganhar ainda mais poder, tendo a possibilidade de matar humanos e mudar as narrativas dos anfitriões com um simples comando de voz, descobrimos um pouco mais sobre o Man in Black e ficamos ainda mais confusos sobre Dolores.

Westworld 1x08 Review - cena2

Esse oitavo episódio foi o mais confuso de toda a série, e nos deixou muito ansiosos pelo que vem pela frente. Certamente será de cair o queixo.

Gosta da série? Você pode ler as reviews dos outros episódios de Westworld aqui.

Gostou do texto?

Você pode receber as atualizações do Além do Roteiro inserindo o seu email abaixo e clicando em “Seguir”.