NHK Blends

Covers que você deveria conhecer – NHK Blends

Tempo médio de leitura: 3 minutos

A rede de televisão japonesa NHK World tem um projeto chamado “NHK WORLD Blends: a musical mix east meets West”, onde, em tradução livre, lê-se “uma mistura musical onde o Oriente encontra o Ocidente”.

Em resumo: grandes clássicos do rock e de outros estilos tocados com instrumentos tradicionais da música japonesa.

A ideia do NHK Blends é apresentar os instrumentos tradicionais japoneses, incluindo uma explicação de sua história, tocando uma adaptação desses grandes clássicos. Para nós, aqui do AdR, já colocarei os vídeos onde as músicas começam. Se você por acaso se interessar pelos instrumentos, uma breve explicação seguirá o vídeo, logo abaixo.

Onde mais você poderia ler e ouvir instrumentos tão diferentes e tão incríveis como koto, shamisen, kotsuzumi, jushichigen, hichiriki, etc?

Stairway to Heaven – Led Zeppelin

Nijugen-Koto – Significa literalmente koto de 20 cordas (na verdade, o instrumento tem hoje 21 cordas, mas o nome permanece). Foi criado para poder reproduzir as músicas modernas.

Mas o mais fantástico aqui é o:

Shakuhachi – Um instrumento de sopro, semelhante à nossa flauta doce, só que com quase 60 cm de comprimento, feita de bambu.

Welcome to the Jungle – Guns ‘n Roses

Bolero de Ravel

Tsugaru-jamisen – a comparação mais próxima com um instrumento ocidental seria com o banjo. Nós, ocidentais, usaríamos uma palheta; os japoneses usam o bachi.

Misirlou (tema do filme Pulp Fiction)

Kokyu – um instrumento semelhante ao violino, porém tocado como contra-baixo. Seu pescoço é feito de ébano, mas seu corpo oco é feito de coco. É tocado com um arco com crina de cavalo (diferente das cerdas do violino). O som é fantástico.

Smooth Criminal – Michael Jackson

Jushichigen – Poderíamos comparar a uma harpa horizontal, mas se encaixaria como um baixo de 17 cordas. São dois: um dita o ritmo, o outro imita a voz.

Africa – ToTo

Koto – Um instrumento de cordas dedilhadas, semelhante ao Jushinchigen. É um instrumento muito tradicional no Japão, como o nosso piano, por exemplo.

Usam também o Tsugaru-jamisen nessa música.

Tema do James Bond

Tsuzumi – É um tambor pequeno (que você possivelmente já ouviu em algum anime) que tem som um bom característico.

Wadaiko – é como se fosse uma bateria oriental. O som também é bem característico.

Back in Black – AC/DC

Georgia on My Mind – Ray Charles

Hichiriki – é um instrumento de sopro no estilo do oboé, só que menor, mas com um som mais próximo do clarinete. É considerado um instrumento sagrado, costumeiramente utilizado em rituais de casamento da religião japonesa Shinto.


Gostou do texto?

Você pode receber as atualizações do Além do Roteiro inserindo o seu email abaixo e clicando em “Seguir”.