capa htc twitter

Homem Também Chora – o podcast sobre masculinidades

Tempo médio de leitura: 2 minutos

Nota: o Além do Roteiro agora também é canal no YouTube! O quarto vídeo fé um supercut sobre os eventos que dão início a uma história. Se você gosta do site, acompanha a gente por lá!

Você que já conhece o Além do Roteiro, que já leu mais de um texto pela casa, deve ter esbarrado por um ou outro artigo que fazia uma análise um pouco diferente sobre narrativas.

Ao invés de conceitos de roteiro, elocubrações sobre estrutura, tem uma categoria aqui apenas de textos sobre “Masculinidades”. Em algumas narrativas, mais do que qualquer técnica, me chama a atenção a representação feita sobre os homens através dos personagens masculinos, da temática, dos arcos de desenvolvimento propostos na história.

Esse é um de meus hobbies e não deve parar tão cedo.

De um desses textos, falando sobre a representação da masculinidade no filme Superbad, surgiu um convite. O Lucas Machado, editor da Revista Subjetiva, publicação no Medium onde também dou as caras de vez em quando, me chamou para um novo projeto.

Esse é o Homem Também Chora. É um podcast, a mídia que mistura programa de rádio com streaming, permitindo que você escute o programa a qualquer hora, em qualquer lugar.

A proposta é buscar um entendimento sobre as várias masculinidades existentes. Primeiro quebrando a ideia de que a masculinidade seja uma só, abordando os atualmente tão falados valores tóxicos, suas consequências na formação dos homens. Além disso, exploramos bons exemplos de masculinidade, tentando entender que características positivas os homens carregam, e que comportamentos um bando de caras já têm por aí, mas esconde com medo de ser visto como “menos homem”. A essas masculinidades, chamamos de “saudáveis” – ou até “possíveis”.

A gente faz isso por meio de teorias sociais e, é lógico, por meio de narrativas. Afinal, que homem não foi influenciado por figuras como James Bond em nossa cultura?

Se você curte essa proposta, fica o convite para o podcast. Além de jabá do projeto porque, bem, tem meu envolvimento, divulgo também porque imagino que essa proposta combina com o estudo ininterrupto sobre histórias. Histórias nos ajudam a entender e navegar o mundo. Fazem parte de nossa formação intelectual e moral.

O programa já está disponível em algumas plataformas, incluindo o Spotify e o Google Podcasts. Deixo aqui o link desse texto do Lucas explicando um pouco mais da proposta:

Vamos falar sobre as masculinidades possíveis?

Também deixo os links do site e dos perfis nas redes do projeto, onde você pode ver em quais plataformas estamos e o que já saiu por lá.

Site – Homem Também Chora

Twitter

Instagram

Gostou do texto? Você pode receber as atualizações do Além do Roteiro inserindo o seu email abaixo e clicando em “Inscrever”.

Editor, veja aqui meu | Website

Roteirista, apaixonado por narrativas. Editor do Além do Roteiro, também na Revista Subjetiva.