Acesse o repositório com os arquivos no link abaixo. Não deixe de ler o texto para entender a organização da pasta!

No final do texto você verá o link para outra coletânea, de livros de roteiro e cinema, não deixe de conferir.

Primeiro, a pasta está em constante atualização. São mais de 20 bíblias de séries e 2500 roteiros de cinema e televisão disponíveis.

Segundo, na pasta de cinema, a organização é a seguinte:

  • Os roteiros são divididos pelo ano do lançamento do filme. Não importa de qual ano é o tratamento do roteiro;
  • Dentro dos anos, os roteiros de filmes indicados ao Oscar nas categorias de roteiro (original e adaptado) estão contemplados dentro de pastas que representam essas categorias. A pegadinha é que os filmes são indicados para a cerimônia do Oscar do ano seguinte e as pastas refletem isso.

Ou seja, se você quer encontrar o roteiro de “Adaptation” (Adaptação), de Charlie Kaufman, de 2002, uma opção é fazer o caminho:

Roteiros de Cinema e TV -> Cinema -> 2002 -> Oscar 2003 Adaptado

Para encontrar o roteiro de “A Quiet Place” (Um Lugar Silencioso), que não foi indicado ao Oscar, basta seguir:

Roteiros de Cinema e TV -> Cinema -> 2018

Terceiro, você pode pesquisar pelo nome do roteiro que você quer na barra de pesquisa.

  • Os nomes dos filmes e séries estão sempre no original, sem tradução.
  • Os nomes dos roteiros de filmes seguem o seguinte padrão:

Título Filme_-_Nome roteiristas

  • Se o filme for vencedor do Oscar de sua categoria e ano, o nome do arquivo será:

Título Filme_-_Nome roteiristas_-_VENCEDOR

  • Os nomes dos roteiros de séries seguem o seguinte padrão:

Título Série #x##_-_Título Episódio_-_Nome roteiristas

Esses formatos tem alguns propósitos:

  • Destacar roteiristas. Costumamos conhecer diretores e diretoras de filmes, mas não quem os escreve, raras exceções. Já que o nosso foco aqui é roteiro, é legal que em algum lugar tenhamos a possibilidade de saber de cara quem escreveu aquela história que amamos ou queremos estudar;
  • Facilitar a pesquisa de roteiros de um mesmo roteirista. Exatamente pelo motivo acima, pensamos sobre estilos de diretores, mas não sobre o estilo de quem escreve. O que a carreira de um roteirista revela? Como a pessoa transita entre os gêneros?
  • Facilitar a pesquisa de roteiros vencedores do Oscar.

Portanto, se você quer ler todos os roteiros (disponíveis na pasta) de Steven Zaillian, basta digitar seu nome na pesquisa para ter como resultados “A Lista de Schindler”, “Gangues de Nova York”, “Millenium: Os Homens que não Amavam as Mulheres”, “O Homem que Mudou o Jogo” e “O Irlandês”.

Caso queira pesquisar todos os vencedores do Oscar de uma vez, basta digitar “vencedor” na pesquisa e encontrar tudo. Lembrando que eu não tenho todos os filmes indicados ao Oscar da história. São só os que consegui juntar e fazer upload para a pasta.

Quarto, existe uma pasta “zero”, chamada “0. Filmes Brasileiros”, que mantém poucos roteiros do cinema nacional. É mais difícil encontrar esses roteiros e ainda não tive tempo de absorver essa missão, mas eles têm esse diretório especial para facilitar a busca de quem deseja.

A pasta de séries vai passar por uma organização semelhante, disponibilizando bíblias e roteiros de episódios. Quando eu terminar de bolar a estrutura e fizer o upload dos arquivos, faço um update aqui e no Twitter. Inclusive, a partir dessa publicação, para cada roteiro que for adicionado nas pastas, de cinema ou série, a atualização vai ser divulgada no Twitter, então segue o AdR lá em @alemdoroteiro.

“Yann, eu tenho uma pasta aqui com 4572 roteiros, posso te mandar?”

Pode. Não garanto velocidade para adicioná-los porque tenho que cuidar das redundâncias (e da minha vida), mas farei o possível. Alguns filmes têm mais de um tratamento do roteiro na pasta, pois achei interessante ter versões diferentes para quem quer estudar a evolução da obra.

O roteirista Maurício Svartman, por exemplo, contribuiu com cerca de 1000 roteiros para a coletânea, com a pasta de roteiros da famosa The Black List, uma lista de roteiros não produzidos em destaque no mercado de cinema estadunidense. Fica o grande agradecimento ao Maurício e o exemplo de que esse é um trabalho conjunto!

Vamos parar de enrolação? Abra o link aqui embaixo, baixe tudo que quiser, divirta-se e não abra um processo contra mim. Tudo que estou disponibilizando tem fins puramente educacionais. Só peço que referencie o esforço aqui do AdR e faça bom proveito, seja para dar aulas ou estudar por conta própria.

“Yann, tem um filme/série que eu quero muito e não encontrei”.

De fato, eu não sou o Google. O lado bom é que eu não tô sozinho. Alguns lugares onde você também pode buscar o roteiro que tanto deseja:

Tertúlia Narrativa, referência brasileira entre os sites de roteiro.

Go Into the Story, uma publicação mantida pelo roteirista Scott Myers que acompanha as atualizações de roteiros disponíveis de todas as temporadas de premiações.

Script Slug, um diretório enorme de roteiros com pôster, nome de autores e sinopses.

Screenplays & Scripts, outro diretório enorme que se destaca pela quantidade de roteiros de série que acumula, em geral episódios Piloto.

Para quem é novo por aqui, não se esqueça de visitar o outro texto com a coletânea de livros de roteiro e cinema.

É grátis galera.

Apoie o Além do Roteiro

Com sua ajuda, toda a estrutura do site seguirá entregando conteúdo para a comunidade de roteiristas brasileiros!

Roteirista, apaixonado por narrativas. Editor e podcaster do Além do Roteiro.


Yann Rodrigues

Roteirista, apaixonado por narrativas. Editor e podcaster do Além do Roteiro.

%d blogueiros gostam disto: