roteiro cinema

Roteiros de Cinema e Séries para fins educacionais

Tempo médio de leitura: 5 minutos

Nota: o Além do Roteiro agora também é canal no YouTube! O quarto vídeo é um supercut sobre os eventos que dão início a uma história. Se você gosta do site, acompanha a gente por lá!

Não tem jeito. Para sermos roteiristas, precisamos ler roteiros. Não é isso que escutamos em aulas, lemos nos guias, discutimos nos grupos com colegas?

O AdR passou por uma seca de textos em 2019 não só porque eu estava ocupado fazendo o que devemos fazer: escrever roteiros. Parte da seca também se deu porque percebi que eu tinha uma bela coletânea de roteiros de filmes e séries no meu computador. Essa coletânea estava completamente desorganizada e eu não lia nada.

Lá foi o louco da organização tentar tirar algo de bom disso.

Em poucos parágrafos você vai ter acesso a essa minha coletânea, montada por muitos downloads e por diretórios que recebi de amigos aqui e acolá. Só segura mais um pouquinho para eu explicar como essa coleção funciona, porque deu muito trabalho organizar.

No final do texto você verá o link para outra coletânea, de livros de roteiro e cinema, não deixe de conferir.

Primeiro, a pasta está em constante atualização. No momento, 21/05/2019, a pasta de roteiros de cinema tem 734 roteiros para download. A pasta de séries tem nada, mas terá arquivos em breve. Pensei em esperar mais para compartilhar esse diretório, mas imagino que com 734 roteiros de cinema, já dá para tirar algum proveito.

Atualização 21/11/2019
Já são mais de 1000 roteiros de cinema e televisão!

Segundo, na pasta de cinema, a organização é a seguinte:

  • Os roteiros são divididos pelo ano do lançamento do filme. Não importa de qual ano é o tratamento do roteiro;
  • Dentro dos anos, os roteiros de filmes indicados ao Oscar nas categorias de roteiro (original e adaptado) estão contemplados dentro de pastas que representam essas categorias. A pegadinha é que os filmes são indicados para a cerimônia do Oscar do ano seguinte e as pastas refletem isso.

Ou seja, se você quer encontrar o roteiro de “Adaptation” (Adaptação), de Charlie Kaufman, de 2002, uma opção é fazer o caminho:

Roteiros de Cinema e TV -> Cinema -> 2002 -> Oscar 2003 Adaptado

Para encontrar o roteiro de “A Quiet Place” (Um Lugar Silencioso), que não foi indicado ao Oscar, basta seguir:

Roteiros de Cinema e TV -> Cinema -> 2018

Terceiro, você pode pesquisar pelo nome do roteiro que você quer na barra de pesquisa.

  • Os nomes dos filmes e séries estão sempre no original, sem tradução.
  • Os nomes dos arquivos seguem o seguinte padrão:

Título Filme_-_Nome roteiristas

  • Se o filme for vencedor do Oscar de sua categoria e ano, o nome do arquivo será:

Título Filme_-_Nome roteiristas_-_VENCEDOR

Esse formato tem alguns propósitos:

  • Destacar roteiristas. Costumamos conhecer diretores e diretoras de filmes, mas não quem os escreve, raras exceções. Já que o nosso foco aqui é roteiro, é legal que em algum lugar tenhamos a possibilidade de saber de cara quem escreveu aquela história que amamos ou queremos estudar;
  • Facilitar a pesquisa de roteiros de um mesmo roteirista. Exatamente pelo motivo acima, pensamos sobre estilos de diretores, mas não sobre o estilo de quem escreve. O que a carreira de um roteirista revela? Como a pessoa transita entre os gêneros?
  • Facilitar a pesquisa de roteiros vencedores do Oscar.

Portanto, se você quer ler todos os roteiros (disponíveis na pasta) de Steven Zaillian, basta digitar seu nome na pesquisa para ter como resultados “A Lista de Schindler”, “Gangues de Nova York”, “Millenium: Os Homens que não Amavam as Mulheres” e “O Homem que Mudou o Jogo”.

Caso queira pesquisar todos os vencedores do Oscar de uma vez, basta digitar “vencedor” na pesquisa e encontrar tudo. Lembrando que eu não tenho todos os filmes indicados ao Oscar da história. São só os que consegui juntar e fazer upload para a pasta.

Quarto, existe uma pasta “zero”, chamada “0. Filmes Brasileiros”, que mantém poucos roteiros do cinema nacional. É mais difícil encontrar esses roteiros e ainda não tive tempo de absorver essa missão, mas eles têm esse diretório especial para facilitar a busca de quem deseja.

A pasta de séries vai passar por uma organização semelhante, disponibilizando bíblias e roteiros de episódios. Quando eu terminar de bolar a estrutura e fizer o upload dos arquivos, faço um update aqui e no Twitter. Inclusive, a partir dessa publicação, para cada roteiro que for adicionado nas pastas, de cinema ou série, a atualização vai ser divulgada no Twitter, então segue o AdR lá em @alemdoroteiro.

“Yann, eu tenho uma pasta aqui com 4572 roteiros, posso te mandar?”

Pode. Não garanto velocidade para adicioná-los porque tenho que cuidar das redundâncias (e da minha vida), mas farei o possível. Alguns filmes têm mais de um tratamento do roteiro na pasta, pois achei interessante ter versões diferentes para quem quer estudar a evolução da obra.

Vamos parar de enrolação? Abra o link aqui embaixo, baixe tudo que quiser, divirta-se e não abra um processo contra mim. Tudo que estou disponibilizando tem fins puramente educacionais. Só peço que referencie o esforço aqui do AdR e faça bom proveito, seja para dar aulas ou estudar por conta própria.

Roteiros de Cinema e TV

“Yann, tem um filme/série que eu quero muito e não encontrei”.

De fato, eu não sou o Google. O lado bom é que eu não tô sozinho. Alguns lugares onde você também pode buscar o roteiro que tanto deseja:

Tertúlia Narrativa, referência brasileira entre os sites de roteiro.

Script Slug, um diretório enorme de roteiros com pôster, nome de autores e sinopses.

Screenplays & Scripts, outro diretório enorme que se destaca pela quantidade de roteiros de série que acumula, em geral episódios Piloto.

Para quem é novo por aqui, não se esqueça de visitar o outro texto com a coletânea de livros de roteiro e cinema.

É grátis galera.

Gostou do texto? Você pode receber as atualizações do Além do Roteiro inserindo o seu email abaixo e clicando em “Inscrever”.

Editor, veja aqui meu | Website

Roteirista, apaixonado por narrativas. Editor do Além do Roteiro, também na Revista Subjetiva.