Vamos começar o ano novo fazendo algo novo? Foi esse pensamento que eu trouxe para 2019, para o primeiro vídeo do Além do Roteiro no ano.

Não é algo novo no YouTube, mas é novo na história aqui do site. O modelo padrão do AdR consiste em explorar um conceito de forma didática, buscando as definições de pessoas autoras e usando as obras como exemplos e exercícios aplicados. São textos descritivos, argumentativos, analíticos. Os vídeos, seguindo a mesma linha, são os vídeos-ensaio.

Mas quero pensar no início de uma história de uma forma diferente. Por uma via mais… artística, talvez? Mais baseada na inspiração. A gente já abordou o conceito do incidente incitante aqui. Já falamos do Chamado à Aventura dentro de todo o contexto da Jornada do Herói.

Contudo, o que será que a gente pode aprender se olhar para vários exemplos de filmes e séries de uma vez, sem determinar as regras de antemão?

É isso que o novo vídeo tenta trazer. Uma decisão, uma tragédia, um acontecimento sobrenatural, um aviso repentino, uma nova paixão, que pressiona o protagonista a perseguir seu objetivo, a percorrer o caminho da história. Quais outros tipos de eventos podem começar uma história.

Quais desses caminhos se encaixam com as histórias que você quer contar?

Você também pode ler outras análises de filmes e séries aqui.

Nota: o Além do Roteiro tem um grupo no Facebook! Acessa o link, pede para participar e chama as amizades. Você terá acesso às atualizações do Além do Roteiro, a outros roteiristas e entusiastas do assunto e a divulgações de cursos, editais, concursos e outros conteúdos sobre o audiovisual.

Inscreva-se para receber os novos textos do Além do Roteiro

Processando…
Sucesso! Você está na lista.


Roteirista, apaixonado por narrativas. Editor e podcaster do Além do Roteiro.


Yann Rodrigues

Roteirista, apaixonado por narrativas. Editor e podcaster do Além do Roteiro.